Eu me rendi a terapia – Terapia Holística

  • Nanninha
  • Tagged , ,
  • 13/02/2017
  • Designed by Freepik
    0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

    Os estados emocionais negativos, os bloqueios energéticos nos meridianos, a falta de consciência corporal, a carência alimentar, entre outros, tornam a vida um sofrimento sem igual.

     

    Estou em uma jornada de auto-conhecimento para tentar sanar alguns problemas que venho passando ultimamente, e encontrei dentro da Terapia Holística um caminho mais natural.

    Olá pessoas…

    Hoje vim falar sobre algo um pouco pessoal mas que pode ajudar muitas pessoas por aí: Terapia.

    Mas como assim?! Você vai fazer terapia?! Mas por quê?

    Desde a minha infância eu sofro com ansiedade, tanto que acabei por ganhar uma gastrite nervosa que me renderam inúmeras crises pesadas. Porém, nunca fui tratada com psicólogos ou psiquiatras, apenas meus clínicos que sempre receitavam algum tipo de ansiolítico natural sempre que eu ia às consultas. Minha mãe nunca me levou e eu achava que tava tudo bem.

    Depois de um tempo começou a ficar feia a coisa, mas eu era adolescente no auge dos meus 14 anos e pensava que se pedisse pra ir ao psicologo ia ser taxada e tratada como uma maluca. Então fui fugindo, fugindo, deixando pra lá mas aquilo tava ficando pesado.

    Fonte: Ryan McGuire – https://pixabay.com

    Passava noites e mais noites em claro, não conseguia comer direito, certas atividades eram uma tortura. Mas sobrevivi… Depois de formar na faculdade, a coisa piorou de vez com a pressão dos trabalhos (hospital e escola) fizeram com que só pensasse em sumir e desaparecer do universo (pensamentos que também aconteceram algumas vezes na adolescência).

    Meu máximo e nova descoberta foi a depressão. Me recusei a aceitar isso, afinal eu era uma pessoa normal mas depois de muito pesquisar e ler descobri que era real. Mas ainda me recusava a ir a médicos me tratar.

    Só que esse ano, eu cheguei no meu limite consciente e antes que aconteça qualquer coisa, resolvi procurar ajuda e foi ai que descobri a Terapia Holística.

    De acordo com o site AHAU:

    “É uma prática não médica, onde predominantemente se busca o equilíbrio corpóreo, psíquico e social por meio de estímulos naturais, mediante a auto-ajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel em seu meio.”

    Por ter medo de ficar dependente de remédios, eu optei por algo mais natural que vai ajudar não só minha ansiedade e depressão como também no meu auto-conhecimento e melhoria pessoal como indivíduo.

    Obviamente, se eu não conseguir apenas com ela, eu tenho total liberdade em fazer uma ação conjunta com métodos tradicionais pois uma coisa não exclui a outra, pois o importante é o bem estar. Afinal esse tipo de terapia não trata apenas as doenças, mas sim o doente para que ele volte a ter uma vida equilibrada e saudável.

    Existem diversos tipos de terapias holísticas como Massoterapia, Terapia Corporal, Acupuntura e derivadas, Florais de Bach, Reiki, Balanceamento Muscular, Terapia Ortomolecular dentre outras. É algo muito vasto e que trata como um todo.

    Fonte: Maxlkt -https://pixabay.com

    Eu vou partir pro lado mais de consciência corporal e espiritual pois a espiritualidade é algo muito forte em mim e espero que em pouco tempo esteja melhor, sei que não será 100% pois tenho feridas muito antigas mas com o tempo irei melhorando.

    Se quiserem faço outros posts a medida que minha terapia for evoluindo, só deixar aqui nos comentários o que gostariam de saber.

    Esse post é o desafio #4 do projeto do Manual de Autoestima onde eu deveria falar sobre algo novo que nunca tinha pensado em fazer mas que agora eu resolvi dizer sim.

    Espero que tenham gostado!!

    Beijos e até o próximo…

    30 thoughts on “Eu me rendi a terapia – Terapia Holística

    1. Obrigada!!!! Obrigada por esse post! Obrigada por tratar ansiedade e depressão com a seriedade que merecem e, ao mesmo tempo, com leveza. Muita gente deixa de pedir ajuda por achar que não precisa, ou por medo do que os outros vão pensar. Isso tem que parar!!! Fico feliz que essa terapia esteja te ajudando, e fiquei curiosa pra saber mais sobre ela! Parabéns pelo post <3

    2. Eu também tenho ansiedade, e sei o quão ruim é ter crises e se sentir tão nervoso a ponto de não conseguir se controlar. Eu acho que já devia ir a um psicólogo, mas ainda não criei coragem…

      Fico muito feliz que você esteja começando terapia. Nos últimos dias, graças a uma série chamada Dirk Gently, eu pesquisei sobre o termo “holístico” e acabei indo para no método de terapia. Parece ótima! Fora que essas coisas holísticas tem algo com que eu me identifico muito *-*

      Boa sorte com tudo <3

    3. Acho que a partir do momento em que a gente passa a drenar a energia ruim e se concentra no que nos faz bem, ou naquilo que está dentro da gente, as coisas melhoram muito. Fiz Reiki por um tempo, me senti super bem com o resultado. Literalmente parecia que tudo de ruim ia embora e só ficava eu e meu equilíbrio psíquico. Vale super a pena tentar e se concentrar nessas coisas. Com tanta energia negativa no mundo, é difícil se sentir bem, ter uma terapia não é vergonhoso, é sinal de que nos conhecemos bem ao ponto de nos conhecermos melhor rs ♥

    4. Parece ser muito interessante essa terapia, eu também tenho ansiedade, mas tenho melhorado bastante em relação à isso. Antigamente quando eu chegava no auge da minha ansiedade não comia nada (não sinto fome quando tô assim) e ainda vomitava, ficava bem nervosa e agitada. Hoje, eu consigo comer, mesmo que igual passarinho, mas a evolução tá no que eu parei de vomitar e isso me deixa muito feliz. Vou procurar por essa terapia, conversar com um psicólogo também (sempre tive vontade, mas quando eu era criança também achava que era coisa de maluco haha)

      beijos,
      deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    5. Oi Shanna, tudo bem? Eu tenho ansiedade cronica e depressão a uns bons 8 anos, o que eu posso te dizer é que sim, é ótimo buscar terapias alternativas (sem remédios) mas que voce tem que ter noção de que esses transtornos são mudanças químicas no cérebro, sabe? é bem complicado, infelizmente. Eu espero que de tudo certo, de verdade! Mas, não recuse as consultas mesmo <3 qualquer coisa, meu inbox está aberto!

    6. Já ouvi falar nessa terapia e acho que deve ser bem legal! Também tenho ansiedade e depressão. Cada dia é um dia, sabe? Maa vamos seguindo! Torço pela sua cura. Um beijo ❤

    7. Nossa muito bacana, acho que eu preciso algo assim.
      Tenho ansiedade faz anos, mas nunca tratei com ansiolitico ou terapia.
      Eu mesmo tento me controlar, é bem difícil, mas até que levo isso relativamente bem.
      Tambem tive gastrite (crises) por anos, agora to bem mais tranquilo.

    8. Ah, adorei o post. Eu tenho ansiedade também e evito a todo custo tomar remédios, porque tenho medo de criar uma dependência. Atualmente só estou usando florais e parei com a psicóloga porque estou um pouco melhor, mas vou dar uma pesquisada sobre essa terapia. Toda ajuda é bem vinda haha ♥

    9. Eu não sei, mas posso ‘imaginar’ como deve ser difícil sofrer com algo e ter medo de contar e alguém taxá-la de doida ou coisas do tipo. Eu mesma achava que terapia e psicologia era ‘coisa de doido’ haha, mas não é bem assim. É bom aprender sobre, né?
      Espero que dê tudo certo e você continue melhorando. Ansiedade não é uma coisa legal de se conviver, então espero, realmente, que melhore ♥

    10. Mana, ai que bom saber disso! <3
      Espero que tudo melhore para você. Eu sempre quis ir em um psicólogo para saber como é e etc… deve ser muito bom ter com quem conversar que entende a gente bem lá no fundinho, né? Hihi.

      Beijinhos,
      http://diariodaisa.com

    11. Imagino como deve ser libertador e difícil apenas a escrita desse post, contando sobre a ansiedade e a depressão. É uma iniciativa super bacana a do projeto e ainda não tinha lido uma postagem a respeito! Super legal!
      Espero que você consiga alcançar seus objetivos e que a terapia seja o caminho para isso!
      xoxo

    12. a principio, nunca faria nada fora da medicina tradicional. só com estudos serios comprovando sua eficacia e seus efeitos colaterais. sem isso… como saber que nao é placebo?
      uma vez fiz reiki, saia outra pessoa… sim, uma musiquinha de chuva e uma mão quentinha proxima de ti… quem nao vai ter um soninho gostoso? ate babava kkkkk

      pra mim TODO mundo deveria fazer terapia. é maravilhoso!!

      se esta tendo progressos, fico feliz por ti ;]
      beijos

    13. Vou aguardar pelos próximos posts, eu sofro com bipolaridade e meu pai é depressivo sei como é díficil, eu penso em fazer uma terapia de regressão, mas no momento me trato com um psicologo e um psiquiatra. Mas é sempre bom saber de alternativas

    14. Já tinha ouvido falar sobre esse tipo de terapia mas nunca fui muito atrás. Já tive duas crises de ansiedade, sendo a última essa semana, e é uma sensação péssima. Percebo que passo por isso com estresses temporários, então acho que não é nada tão sério (ainda bem!)
      Beijos e boa sorte nessa nova experiência <3

      http://www.madamices.com

    15. Você pode até me achar ignorante rs, mas eu nunca ouvi falar nessa terapia.
      Mas foi até bom conhecer um pouco mais sobre isso, todos nós precisamos de um terapeuta, tem muitas coisas que não conseguimos lidar sozinhos.
      Eu sou uma pessoa muito ansiosa também e esse post abriu meus olhos

    16. Nossa que bacana, eu estou adorando ver os projetos do MDA. E fazer terapia e buscar médicos adequados para problemas assim é fundamental, da mesma forma que o corpo precisa de um médico especialista para cada parte, a nossa mente também precisa. Que bom que você foi atrás e começou, e mais importante ainda, que isso está te ajudando!

    17. Ai mulher que maravilha saber disso , espero que fiquei tudo bem , porque ansiedade não é nada legal neh , muito libertador neh se expressar acho incrível quem tem essa coragem vc é maravilhosa mulher , que fiquei tudo bem . Bjinhos linda

    18. Oii, tudo bem?

      Quero realmente ver os outros posts sobre esse tema e o desenvolvimento da terapia. Meu noivo sofre do mesmo e sempre buscamos coisas novas para ajudar, ainda não tentamos terapia holística. Desejo que você consiga ter uma vida equilibrada e que a ansiedade e depressão sumam de vez. E que tenha paciencia de fazer os tratamentos nem sempre os resultados são de imediato.
      Beijos

    19. Seria ótimo mais posts desse de acordo com o desenvolvimento da terapia. Ansiedade é uma coisa realmente complicada! O manual da autoestima é um projeto realmente maravilhoso! Amei o seu post!

      Bjos, Marinspira <3

    20. É confortante ler que alguém que tem problemas parecidos com os meus – e talvez os chamados “maldição do século/geração”. Também tenho gastrite nervosa, sofro de ansiedade e tomo calmante natural (socorro!!).
      No final do ano passado conheci um canal no youtube (Juliana Goes) que ensina a meditar. Tem até um app (zen). Desde então, sempre que estou em momentos criticos procuro meditar, além de fazer isso td dia ao acordar e antes de dormir. É muito bom.
      Não conhecia esse método de terapia, mas já adorei.
      Espero que você consiga se conhecer melhor e se curar desses pontos o quanto antes.
      Muita luz e energia positiva pra ti! <3

    21. Que demais essa jornada! E terapia holística é super gostoso, o processo de se auto descobrir vai no seu ritmo, diferente de outras linhas de terapia… Boa sorte e muita luz pra ti!

    22. Acho ótimo esses caminhos alternativos!! E já existe muitos conteúdos e pessoas especializadas para ajudar quem opta por essa via 🙂 Acho super válido você continuar contando o que está achando. E espero que essa forma de encarar e lidar com os problemas te ajude.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *