Hora da Leitura – Mulheres Protagonistas

  • Nanninha
  • Tagged , ,
  • 22/03/2017
  • 0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

    Há uma teimosia em mim que nunca fica aterrorizada diante da vontade dos outros. A minha coragem sempre aumenta, sempre que alguém tenta me intimidar. (Orgulho e Preconceito – Jane Austen)

    Olá pessoas…

    Hoje eu trago pra vocês mais um post do Projeto fotográfico literário Ângulo Literário e o tema desse mês é Protagonistas Mulheres em homenagem ao nosso mês… Ainda vou fazer mais alguns posts em relação a isso mas isso é papo para outro dia…

    Ao olhar minha estante notei que eu não tenho muitos livros onde o protagonista seja mulher, o que me deixou bem intrigada, acho que preciso mudar um pouco isso… Porém tenho alguns livros de autoras mulheres, o que dá uma compensada, né?!

    Selecionei meus 2 preferidos e vim falar um pouco para vocês… Eu iria falar do livro Fallen também, porém eu perdi ele (o que ta me dando um desespero já!) mas vamos aos escolhidos…

     

    A Descoberta das Bruxas – Deborah Harkness

    Sinopse: A professora Diana Bishop foi convencida pelo medo de que é melhor ser humana do que bruxa. Mas quando descobre um antigo manuscrito com a origem de espécies sobrenaturais, fica muito próxima do mundo do qual sempre fugiu. Demônios e vampiros passam a cruzar seu caminho, e o instinto de sobrevivência dessas criaturas faz Diana ser uma presa vulnerável. Até que ela seja capaz de dominar os próprios dons e usar seus poderes.

    Bruxa, pesquisadora historiadora Diana Bishop é aquele tipo de mulher totalmente consciente de sua inteligência e que luta para ser reconhecida pelo seus estudos. Mas claro, que não seria apenas… Ao se apaixonar por um vampiro que ja viveu muitos séculos, além de se defender dos demônios, ela precisa se defender quanto mulher independente e totalmente capaz. É uma briga gostosa de assistir. Pra quem curte romances nada clichês recomendo demais esse livro e suas continuações.

    Tenda dos Milagres – Jorge Amado

    Sinopse: Na Tenda dos Milagres, na ladeira do Tabuão, em Salvador, onde o amigo Lídio Corró mantém uma modesta tipografia e pinta quadros de milagres de santos, o mulato Pedro Archanjo atua como uma espécie de intelectual orgânico do povo afro-descendente da Bahia. Autodidata, seus estudos sobre a herança cultural africana e sua defesa entusiástica da miscigenação abalam a ortodoxia acadêmica e causam indignação entre a elite branca e racista.

    Ok! Eu sei que o protagonista desse livro não é uma mulher, porém de todos os amores de Mestre Archanjo, ele numa amou tanto e com tanta intensidade o negra Rosa de Oxalá. E ela aparece com a seguinte descrição no livro: “mulatinha digna de altar de igreja, Rosa menina de cabelos lisos, morena cor de sapoti.” ( p.84 e 85).

    Mas Rosa não é apenas uma mulata qualquer, é aquela mulata muito dona de si, que sabe o que quer e uso de todos os artifícios possíveis para ter uma vida digna. Trabalha com seu tabuleiro e mesmo sendo muito assediada não se entrega pra qualquer um não. Eu sou completamente apaixonada por essa mulher, ela é guerreira é de fibra, é de verdade.

    Por mais que o livro a trate em alguns momentos com alguns esteriótipos “clássicos” quando se fala de mulata, mulher negra, Rosa mostra que é um pouco além disso, é só prestar atenção. Rosa de Oxalá é maravilhosa, assim como todas as mulheres do mundo.

    Bom, essas são minhas indicações pro projeto. Se ta curtindo, vai lá no blog das outras meninas que também estão participando pra conhecer outras mulheres protagonistas maravilhosas.

     No mundo da LuaDezoito em pontoDiz aí Mariazinha,  Jubaqueen. 

    Espero que tenham gostado!

    Beijos e até o próximo…

     

    41 thoughts on “Hora da Leitura – Mulheres Protagonistas

    1. Estou precisando dar uma atualizada na minha leitura, vou por esses dois na listinha! ❤
      Adorei as dicas. Principalmente o livro da Tenda dos milagres, bjs

    2. HUmmm escolhas interessantes rs.
      Eu não gosto muito de livros deste jeito não, mas fiquei curiosa com o livro “A descoberta das Buxas” vou dar uma lida e te falo o que achei kkk

    3. Eu sempre li mais obras de mulheres e sempre preferi as mulheres protagonistas. É bem dificil de encontrar, mas quando achamos são os melhores livros. Fiquei super interessada em ler A Descoberta das Bruxas.

    4. Super bacana esse projeto fotográfico angulo literário! Bem sacado essa questão de mulheres protagonistas.Realmente não se vê muito. ótimas indicações, apesar de não fazer meu estilo literário!

    5. Oi lindona! Adorei a postagem e o projeto fotográfico! Parabéns. Eu também não lembro de muitos livros em que a protagonista seja mulher. O último que eu li, coincidentemente, é um caso (A Culpa é das Estrelas).
      Beijos

    6. Das obras a única que li foi orgulho e preconceito, mas fui aguçada a conhecer um pouco mais sobre os outros.

    7. Adorei a ideia do projeto, pois eu amo fotografar livros e a maioria das minhas leituras tem protagonistas femininas. O meu favorito é a série O Lado Mais Sombrio, não só pela personagem, mas pela história que é incrível!

      Dos dois livros que você indicou, o que mais me chamou a atenção foi o primeiro, pois eu sou apaixonada por bruxas e até pratico um pouco de bruxaria (só coisa boa, só coisa boa!).

      Beijos.

    8. Eu prefiro ler livros de romance, são os que me cativam, me chamam atenção.. Mas gostei muito da sua leitura e pelo que parece deve ser bom!!

    9. Nossa mas que composição incrível, realmente os itens que você usou tem tudo a ver com o livro! Dos que você citou ainda não li nenhum, espero poder ler em breve.

    10. hummm esse descobertas das bruxas fiquei curiosa já anotadinho pra lista de próximos a serem lidos hihih beijinhos

    11. Eu fiquei muito apaixonada pela A Descoberta das Bruxas… essa sinopse me enfeitiçou demais kkk adorei a ideia desse post… escreve outro com mais opções ♥

    12. Menina que foto incrivel essa primeira do Jorge Amado! Adorei mesmo! E não conhecia nenhum dos dois, gostei do das bruxas também! E olha acho que eu também não tenho tantos livros de protagonistas mulheres como gostaria :/
      Beijão!

    13. Belíssimo projeto, apesar de que eu não conheço os títulos por ti mencionados.
      Amo histórias com mulheres protagonistas, e grande mulheres, não é mesmo?
      Fico aqui pensando nos títulos que tenho e falam exatamente sobre isso! rs

      Beijos!

    14. Bom, não é uma leitura que eu curta, mas o seu post me deixou bem curiosa! Vou pesquisar sobre as obras! Seu post tá bem legal, parabéns!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *