Renda-se aos tentáculos de Cthulhu…

  • Nanninha
  • Tagged , , ,
  • 18/04/2013
  • 0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

    Apaguem as luzes e escondam as crianças… Hoje a hora da leitura é comigo… muhahahahaaaa…
    Dessa vez eu vim falar do “Fantástico Mundo de HP Lovecraft”. Mesmo quem não conhece o escritor, provavelmente já deu de cara, ou viu alguma referência, de suas obras como o Amaldiçoado Necronomicon (O Livro dos mortos). Howard Phillips Lovecraft  foi um escritor norte-americano celebrizado por obras de fantasia e terror, marcadamente gótico, enquadrados por uma estrutura semelhante à da ficção científica.

    O princípio orientador literário de Lovecraft era o que ele chamava de “cosmicismo” ou “terror cósmico”, a ideia de que a vida é incompreensível à mente humana e que o universo é fundamentalmente alienígena. No início da década de 40, Lovecraft tinha desenvolvido um culto baseado em Cthulhu Mythos, uma série de ficção vagamente interligada com um panteão de entidades anti-humanas, assim como o Necronomicon, um Grimório fictício de ritos mágicos e sabedoria proibida. Os seus trabalhos foram profundamente pessimistas e cínicos, muitas vezes desafiando os valores do Iluminismo, do Romantismo, do Cristianismo e do Humanismo. Os protagonistas de Lovecraft eram o oposto do tradicional gnose e misticismo por momentaneamente anteverem o horror da última realidade e do abismo.

    Certa vez eu ouvi uma citação simples e eficiente ao definir o horror lovecraftiano: “O Ser humano não é o centro do universo, não é nem uma parte importante dele. O ser humano não é a criatura mais inteligente do universo, somos menos que poeira cósmica. Enquanto em outros universos em quanto mais você sabe, mais poderoso você fica, no universo de HP, enquanto mais você sabe, mais louco você fica. Isso sim é horror”.
    Esse livro em especial é um trabalho de fãs, para fãs. Onde todos os contos foram minuciosamente escolhidos, traduzidos, revisados da forma mais democrática possível. O processo foi mediado pelo amigo Denilson Ricci, uma verdadeira autoridade brazuca se tratando de lovecraft. Todo o processo, ao qual eu me orgulho de ter feito parte, foi bem detalhado e o resultado nao fica a dever nada para as editoras mainstream.

    A narrativa peculiar e detalhista de HP o faz mergulhar no universo dele de tal forma que ate os sons ambientes te levam a crer que fazem parte do livro. Mais informaçoes e toneladas de material sobre HP Lovecraft podem ser encontradas em http://www.sitelovecraft.com/
    Com satisfação que concedo a “O Fantástico mundo de HP Lovecraft”, 4 de 5 caveiras de terror.
    Bons Pesadelos
    Seu Amigo das trevas,

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *