Base para Peles Negras – A difícil busca pelo tom certo

Olá pessoas…

Desde que o mundo é mundo, desde a popularização dos cosméticos e maquiagens, as mulheres negras sofrem para serem inseridas neste contexto. Desde acesso difícil até cores inadequadas, precisou esperar-se muito que as empresas começassem a olhar para essas mulheres e as verem como consumidoras. Afinal, por que é tão difícil achar o tom certo de base para peles negras?

Entre erros e acertos, as marcas internacionais já começaram a quebrar essa barreira e começaram a estender seu leque de produtos para as peles negras. Ainda precisa de muitos acertos, mas muitas marcas já fazem seu papel de um forma muito positiva.

gama cores base nars
Fonte: narscosmetics.com

Marcas como MAC, Nars, Bobbi Brown, Nyx e Maybelline tem uma cartela de cores bem abrangente em quase todas as linhas de bases, corretivos e pós. Marcas mais novas como Beauty Bakerie da CEO Cashmere Nicole (mulher e negra) e a Fenty Beauty da diva Rihanna, chegaram pra mostrar que sim somos tão consumidoras quanto as brancas e que merecemos produtos de qualidade e que combinem com a nossa cor de pele.

cores base bobbi brown
Fonte: bobbibrown.com

A forma de apresentação das bases da Beauty Bakerie é simplesmente fantástica, pois normalmente as marcas começam das cores mais claras para as mais escuras, e na BB não, a cartela começa com as cores mais escuras primeiro e depois as mais claras, é ou não é uma delícia ver esse tipo de coisa?!

cores base beauty bakerie
Fonte: beautybakerie.com

E não podemos esquecer o soco no estômago que foi o lançamento da Fenty Beauty que chegou já de cara com nada mais nada menos do que 40 tons de base. Isso mesmo, você não leu errado, 40 tons! Desde o claro papel até o negro como a noite. Foi uma sacada incrível um trabalho muito bem feito que claro agradou a grande maioria das pessoas, tanto que as cores mais escuras foram as primeiras a acabar nas lojas da Sephora (onde a marca é vendida) e no site da marca.

cores base fenty beauty rihanna
Fonte: fentybeauty.com

Isso só nos mostra o que?! Que temos sim vontade de consumir e que consumimos de verdade quando encontramos algo que abarque nossa cor. Claro que nem todo mundo tem como ser uma Fenty Beauty na vida mas isso fez com que as marcas se esforçassem um pouco mais para contemplar pessoas de cor.

E como é o mercado de bases para peles negras no Brasil?

Mas no Brasil, o buraco é um pouco mais embaixo. A cerca de uns 10 anos atrás, a cartela de cores de bases se resumiam a claro, médio e escuro. Sendo que o subtom do escuro era sempre muitoooooooo rosa ou deixava a pele muitoooo acinzentada. Não é muito legal você sair na rua parecendo a Peppa Pig ou a Noiva Cadáver.

Com o tempo, as empresas começaram a aumentar a cartela de cores passando de 3 para 5 ou 6 cores. O que ainda é problemático pois muitas vezes a cor mais escura é escura demais para negras mais claras e escura de menos para as mais retintas. As negras mais claras ainda tem a opção de misturar com uma cor mais clara para tentar chegar no seu tom mas e as retintas, misturam com o que?!

O acesso a marcas internacionais é bem complicado pois aqui ficam extremamente caras. E muitas mulheres de nossa sociedade não podem se dispor a pagar e o que tinha por aqui não alcançavam elas o que fazer então?! Sinceramente nada!

Mas o tempo passou, a indústria de cosméticos evolui e as empresas finalmente começaram a pensar nas negras. Mas nem tudo ainda são flores. Algumas marcas vem caminhando no caminho certo como quem disse, berenice?, Vult e Avon (não é uma marca brasileira mas é de fácil acesso), dando um pouco de esperança, que isso aqui ainda tem jeito.

cores base fit me maybelline

Com o Bum das marcas mais baratinhas como Luisance, Belle Angel, Ruby Rose entre outras, elas também começaram a investir em produtos de pele, o que seria ótimo se não fosse um pequeno problema: subtons totalmente problemáticos. Quase todas as bases mais escuras tem um subtom laranja, isso mesmo laranja! Saímos da Peppa Pig e Noiva Cadáver para Oommpa Lumpas (se viesse com chocolate eu não ia ficar chateada!! rsrs), entendo que a tecnologia para comprar pigmentos de primeira qualidade, para aprimorar fórmulas seja cara mas é triste ver isso por aí…

cores base matte ruby rose
Fonte: maisvaidosa.com.br

Então marcas por mais que vermelho e laranja sejam da mesma família do amarelo não significa que todo mundo vai se adaptar a isso. Outra coisa fundo rosado não é o mesmo que fundo avermelhado, tá?!

Recentemente, mais precisamente após a Beauty Fair (Setembro de 2017), a Vult anunciou o lançamento de um novo tipo de base que já é sucesso lá fora mas que era novidade por aqui, a Base Fluída. E foi um super tropeço da marca que já tem outras linhas com um leque de cores muito satisfatório (não é perfeito mas funciona muito bem) porque a base a princípio viria com apenas 7 cores. Sendo que as 2 últimas seriam para peles negras, mas eram muito claras. Poxa, Vult!!!

Foi anunciado que a base iria ser lançada entre novembro e dezembro mas em vista de toda repercussão um tanto negativa, eles seguraram o lançamento para 2018. O que a princípio soou como uma ótima idéia, do tipo, “vamos analisar o que ta errado e tentar consertar”. Ponto pra Vult!!

Nesse meio do caminho uma marca internacional fez um super lançamento, que estava sendo ansiosamente aguardado por todos mas foi um verdadeiro flop, pois eles chegaram com uma gama de cores bem boa , 18 cores porém apenas 3 dessas 18 eram para as negras. E a desculpa da marca foi que no inverno as peles eram mais claras e que só no verão ficavam mais escuras e por isso novas cores seriam adicionadas no verão. Foi um verdadeiro rebuliço nas redes sociais mas a marca, pelo visto, até hoje não admitiu que errou feio! Close errado total!!!

Com isso eu pensei, bom se a Vult segurou o lançamento e viu o rolo que deu com essa marca lá fora, de repente vá tentar compensar, né?! Nada disso! A base foi lançada no final de fevereiro com 8 cores. Sim!! Apenas 8 cores!! Só foi adicionada apenas um tom a mais e bem mais escura que a última cor anterior. O que me deixou super confusa! Por que fizeram isso?!

No Ebsa, eu tive a oportunidade de conversar com umas das responsáveis do marketing da marca e com um dos maquiadores que trabalhou no desenvolvimento da base. E o que eles me disseram, no final das contas, fez super sentido. Vou explicar.

Por ser uma nova proposta de base, uma base fluída, com um acabamento mais leve eles tinham medo que não fosse ter tanta aceitação, por quê?! Porque a grande maioria das brasileiras gostam de bases com coberturas mais altas, de peles super mattes, aquele famoso reboco de respeito, por conta do nosso maravilhoso clima tropical. E como a proposta era totalmente oposto do que costumamos usar, eles preferiram não arriscar de primeira com tantas cores para ver como seria a aceitação da galera.

Como a galera curtiu super (graças a Deus, pois eu sou a do contra do rolê e prefiro pele mais leve), a marca vai investir sim em novas cores. Então podemos ficar felizes e aguardar um grande abraço coletivo da marca em quase todas. Sim, quase todas porque, claro, ainda tem gente que prefere mais cobertura mas aí teremos opções para todos os gostos! Ponto pra Vult!

Claro que ainda é um pouco chato pensar que muitas vezes temos que gastar o dobro do que uma pessoa de pele clara gasta para chegar num tom correto de base mas não podemos perder a esperança. A indústria cosmética ta evoluindo bem rápido e eu penso que essa situação ainda vai melhorar mais ainda.

Temos que começar a pressionar, fazer barulho e dizer para as empresas que também somos consumidoras e que também temos direito de sair com as peles bonitas e no tom certo por aí. Quem ta nessa comigo?!

O post ficou bem grande mas é um assunto realmente delicado e complicado quando se trata de produtos que funcionem em peles negras. Se você ficou confuso com toda essa história de tom e subtom, não se preocupe pois em breve farei um post falando sobre isso e também sobre como escolher o seu tom certo de base.

Você ainda tem dúvidas sobre base?! Deixa aqui nos comentários que eu posso tentar te ajudar…

Espero que tenham gostado!
Beijos e até o próximo…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: