Descobrindo seu tipo de pele – Série Pré Maquiagem

Olá pessoas…

Hoje eu começo para vocês uma série chamada Pré Maquiagem. Eu sempre falo sobre maquiagem aqui e no meu instagram mas sempre esquecemos de uma coisa muito fundamental, que é a pré maquigem.

Para sua make ficar bonita, durar mais é importante você cuidar muito bem e de forma correta da sua pele. Não adianta você ter a melhor marca, se sua pele está toda cagada, né?!

Uma pele bonita e bem cuidada = make bonita e que dura mais.

Então vou trazer todos os passos necessários para você ter uma pele linda, hidratada, luminosa e bem cuidada. Será uma série bem longa mas muito completa, pois vou distrinchar cada etapa o mais minucioso possível para vocês entenderem e conseguirem atingir seus objetivos.

E para começar, vamos bem do início. Você sabe qual é o seu tipo de pele? Você sabe do que ela realmente precisa? 

Descobrindo seu tipo de pele

Antes de entrarmos nos tipos de pele, quero só dar um pequeno alerta: muitas vezes a pele do seu corpo é bem diferente da pele do seu rosto. Logo, não use produtos corporais no seu rosto, nem mesmo protetor solar, ok?!

O primeiro passo super importante para descobrir seu tipo de pele é: procure um dermatologista. Ele analisará de forma muito mais precisa seu tipo de pele e te indicar os produtos ideais para você, tá?! Mas, claro, que você pode tentar descobrir sozinha e procurar os produtos que realmente darão certo para você.

Tanto aqui no Brasil, como no mundo é unânime que temos 4 tipos de peles que são classificadas como: normal, oleosa, seca ou mista. Além disso, temos algumas condições específicas que, não necessariamente vão ocorrer em apenas 1 tipo de pele, podem ocorrer com todos: rosácea, melasma, hiperpigmentação, vitiligo, acne e sensibilidade.

Todas as informações postadas aqui serão baseadas na Sociedade Brasileira de Dermatologia. Afinal, eu não sou uma especialista na área, apenas uma pessoa que gosta de saber/estudar sobre.

Pele Normal

A pele normal tem textura saudável e aveludada, produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento. Geralmente, a pele normal apresenta poros pequenos e pouco visíveis.

tipo de pele - pele normal
Fonte: annaramalho.com.br

 

Esse tipo de pele é aquele que possui um viço natural, uma pele sem textura, uma pele muito mais íntegra. Além disso não sofre tanto ou muda muito com mudanças de estação.

Pele Seca

A pele seca é caracterizada por uma perda excessiva de água e baixa produção de gordura. Com poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão. Também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras.

tipo de pele - Pele Seca
Fonte: opas.org.br

 

A pele seca pode ser causada por fatores genéticos ou hormonais, como menopausa e problemas na tireoide, e também por condições ambientais, como o tempo frio e seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente, podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.

Pele Oleosa

A pele oleosa tem aspecto mais brilhante e espesso, por causa da produção de gordura maior do que o normal. A pele oleosa apresenta poros dilatados, com tamanhos diferentes e maior tendência à formação de acne, de cravos e de espinhas.

Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o excesso de sol, o estresse e uma dieta rica em alimentos com alto teor de gordura.

tipo de pele - pele oleosa
Fonte: dermaclub.com.br

 

É um tipo de pele muito comum aqui no Brasil e as pessoas muitas vezes tem a necessidade de lavar, secar ou matiicar demais, principalmente ao longo do dia a medida que a pele vai produzindo sebo mas esfregar demais, lavar e secar demais ou matificar demais pode ocasionar em maior produção de sebo, o efeito rebote.

Note que aqui temos uma produção excessiva de sebo/gordura, logo você ainda sim precisa hidratar pois hidratação é reposição de água na pele e não gordura. Mas isso é papo para um outro post.

Pele Mista

É o tipo de pele mais frequente. Normalmente apresenta aspecto oleoso e poros dilatados na “zona T” (testa, nariz e queixo), podendo apresentar acne nesta região e seco nas bochechas e extremidades.

tipo de pele - pele mista
Fonte: dermaclub.com.br

 

Por possuir características diferentes, muitas vezes é uma pele chata de tratar pois voê precisa achar um produto que se encaixe pras 2 características pra não dar problema.

Essas são as classificações porém, você apresentar mais de um tipo ao longo do ano. Como assim? Eu, por exemplo, tenho pele dominantemente oleosa porém no inverno ela fica bem seca no inverno, chegando a descamar em alguns pontos.

Então eu preciso adequar meus produtos às necessidades da minha pele no inverno que é totalmente diferente no verão. Além disso minha pele é bem sensível, ou seja, não é qualquer produto que posso usar.

Para esse post não ficar muito longo, vou trazer as condições específicas em um próximo post. Mas independente de qualquer tipo de condição ou característica a consulta com um dermatologista é imprescindível. 

Espero que tenham gostado

Beijos e até o próximo…

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: