Tônico: você sabe usar? – Série Pré-Maquiagem

Olá pessoas…

Estamos de volta!

Hoje vamos falar de uma etapa que muitas vezes é super negligenciada por todas nós: a tonificação. Por que é tão importante passar o tônico?! E vou esclarecer tudinho para vocês.

Mas primeiro de tudo o que é o tônico?

É uma solução cosmética, normalmente transparente, usado após a etapa de limpeza (demaquilação e lavagem).

E para que serve?

Ele possui muitas funções, ele complementa sua limpeza, ele trata, revitaliza mas sua função mais importante é de reequilibrar o pH da sua pele.

Esse processo de reequilibração da pele é extremamente importante para que tenhamos uma pele mais saudável. Pois um pH desequilibrado deixa nossa pele suscetivel a diversos problemas que vão desde acne até o envelhecimento, assim como uma sensibilidade excessiva.

Vamos entender um pouco como funciona o pH da nossa pele.

A escala de pH vai de 0 a 14. Sendo 7, valor de pH neutro; abaixo de 7, pH ácido; e acima de 7, pH básico ou alcalino. Uma pele saudável possui um pH levemente ácido, entre 4,5 e 6. Isso garante uma pele equilibrada com sua flora bacteriana apenas como bactérias boas que irão fortalecer e proteger o manto hidrolípidico.

Fonte: Eucerin

Estamos expostas a agentes desequilibrantes o dia todo como poluição, luz solar, entre outros. Então é de extrema importância que possamos reequilibrar nossa pele.

Assim como tudo no mundo dos cosméticos, você não pode usar o mesmo tônico que sua amiga que tem a pele completamente diferente da sua usa. Existem tônicos específicos para cada tipo de pele. Até porque cada tipo de pele tem o seu pH, então você precisa usar o produto correto para corrigir isso. Peles secas tendem a ter um pH mais ácido e peles oleosas pH mais alcalino.

Então para cada tipo de pele temos que procurar as seguintes especificações.

Pele Seca: procure por fórmulas com ação/agentes hidratantes.

Pele Oleosa: procure por fórmulas com ação/agentes controladores de oleosidade e matificantes, como o Ácido Salicílico.

Peles Normais: procure por fórmulas com ação/agentes mais revigorantes, que irão dar aquele plus a pele.

Peles Sensíveis: procure por fórmulas com ação/agentes mais calmantes, como o Aloe Vera.

Peles Maduras: procure por fórmulas com ação/agentes hidratantes e antiidade. Tõnicos com Ácido Glicólico são ótimas opções.

Uma outra opção (que no momento tem funcionado pra mim) é usar Água Termal no lugar do tônico, pois ele acalma a pele e já da uma hidratada extra. Minha dermatologista disse que é uma boa opção, caso você não tenha um tônico.

Como usar o tônico?

Após sua limpeza (com demaquilante e lavagem), você vai secar gentilmente seu rosto (nunca esfregue a toalha, de leves pressionadas até secar).

tonico - como usar

Você pode aplicar o tônico com as mãos, dando leves batidinhas e depois movimentos circulares. Ou com o auxílio de um algodão, porém não esfregue o algodão. Passe com delicadeza depositando o produto e depois dê leves batidinhas. Só deixar secar e passar pro próximo da sua rotina.

Atenção!!!

Independente do seu tipo de pele, evite tônicos que contenham muito álcool na pele pois podem ressecar e sensibilizar demais a pele.

E claro, sempre consulte seu dermatologista para saber qual o tônico ideal para você.

Os outros posts da Série Pré Maquiagem:

Descobrindo seu tipo de Pele

Métodos para Limpar a Pele

Espero que tenham gostado!

Beijos e até o próximo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: